Utilize o código de barras e facilite a emissão de NF-e. Saiba como

A tecnologia do código de barras já é uma velha conhecida da maioria das pessoas, amplamente utilizada em todo tipo de comércio e para outras mil e uma finalidades. Como uma eficaz ferramenta de controle, a utilização do código de barras presta mais agilidade e segurança no cadastro, entrada e saída de produtos em um estabelecimento.

Porém, além de muita gente sequer saber como funciona esta ferramenta, os próprios empresários, por vezes desconhecem a extensão dos benefícios da utilização do código de barras. Um desses benefícios mais relevantes é relacionado à emissão e gestão de Notas Fiscais, assunto que abordaremos nesse artigo.

Continue lendo para saber de que forma o código de barras ajuda em uma melhor administração das Notas Fiscais. 

O que é o código de barras?

O código de barras é uma tecnologia baseada em codificação de informações relevantes sobre determinado produto por meio de uma série numérica e uma sequência de barras brancas e pretas correspondentes a estes números. As barras tornam o código reconhecível para um equipamento de leitura por infravermelho e interpretáveis para um software conectado a este.

Essa sequência de barras e números funcionam com uma impressão digital ou um documento de identificação do produto, contendo uma série de informações relevantes sobre produção, distribuição e características do produto que permitem um maior controle logístico sobre sua utilização e comercialização. Dentre as informações presentes no código de barra estão:

  • Fabricante do produto;
  • País de origem;
  • Fornecedor;
  • Descrição;
  • Cor, peso e dimensões;
  • Data de fabricação e validade;

Número verificador (autenticação). 

Como o código de barras melhora a emissão da NF-e?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já é fruto de um importante processo de modernização e automatização comercial, financeira e tributária e tem a função de ser o registro completo, uma espécie de raio-x, de determinada operação de compra e venda. Dado isto, é neste documento que devem estar presentes todas as informações do contribuinte, do consumidor (comprador) e do produto de forma detalhada.

Se o ganho possibilitado pelo uso de código de barras já é tamanho quando pensamos em controle de entrada e saída de produtos, quando entramos na seara da nota fiscal os benefícios ficam ainda mais visíveis.

Prevenção contra equívocos fiscais 

O preenchimento das informações sobre o produto em uma nota fiscal é a etapa mais complicada deste processo, pois exige um grande detalhamento e

precisão de informações prestadas sob o risco de comprometimento da autenticidade das informações que são transmitidas para o Fisco quando se gera uma NF-e.

Erros como esse podem fazer com a Sefaz não aprove a sua Nota, gerando desperdício do tempo envolvido na correção de informações erradas e interferindo no cronograma financeiro da sua empresa.

Maior transparência nas transações

O código de barras, além de informar automaticamente todas as informações obrigatórias sobre o produto sem possibilidade de erro humano ou equívoco, ainda presta com isso mais transparência à relação com o cliente e o seu direito ao acesso a essas informações.

Quando se trata de operações comerciais para outras empresas, o chamado B2B, a qualidade e exatidão dessas informações são ainda mais imprescindíveis, pois podem dizem respeito à credibilidade da empresa emitente no mercado e também é capaz de prejudicar fiscalmente não apenas uma, mas duas diferentes empresas no caso da existência de informações incorretas.

Outras vantagens comerciais

Além dos benefícios envolvendo as Notas Fiscais, o uso do código de barras também é extremamente benéfico em outros aspectos da gestão de um negócio, como por exemplo:

  • Controle de estoque: a quantidade de informações contidas no código de barras permite um maior controle e planejamento acerca de quantidades, vencimento da mercadoria e favorece uma relação mais planejada com os fornecedores, tudo isso de forma mais ágil e precisa;
  • Agilidade nas vendas: o sistema de leitura é um ganho e tanto principalmente para varejos e atacados que vendem grandes variedades ou volumes de produtos. O uso do código de barros reduz o gargalo das filas em caixas e otimiza o processo de vendas e o aproveitamento dos colaboradores.

Código de barras com mais eficiência

Tanto para se beneficiar das vantagens existentes na utilização do código de barras quanto para realizar uma gestão acurada da sua emissão de Notas Fiscais é necessário contar com um sistema informatizado adequado a esta realidade que forneça as funcionalidades necessárias que integrem todas as demandas de rotina envolvendo estoque, vendas e obrigações fiscais.

A automatização do seu negócio, além de promover um salto de qualidade na sua eficiência operacional, também possibilita um melhor planejamento financeiro, te dando acesso ao registros históricos da sua empresa e fornecendo material para avaliação e diagnóstico do seu negócio.

O que achou desse artigo? Deixe um comentário abaixo, a sua opinião ou dúvida é muito importante para o nosso trabalho. E se tiver alguma dúvida sobre Notas Fiscais, é só clicar no link abaixo para ter acesso a um material completo sobre NFC-e.

Leia agora: Guia Completo NFC-e – conceito, dúvidas e benefícios

Fonte: Emissão NF-e

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *